segunda-feira, novembro 15, 2004

Tróia



Ontem assisti ao filme Tróia pela primeira vez. Havia lamentado tê-lo perdido nos cinemas, o que felizmente acabou logo nos primeiros minutos do longa.

Lembro-me de uma resenha publicada na época da estréia de Tróia, em que o autor criticava as falas pomposas do filme com veemência. Já havia me esquecido da tal resenha, mas foi inevitável a lembrança quando finalmente um ator abriu a boca.

Todos os diálogos parecem sair de algum tipo de novela, com personagens forçosamente maus ou exageradamente gentis. Mesmo os belos figurinos e reconstituição de época são capazes de nos distrair daquele teatro grotesco.

Numa Grécia de paisagem exclusivamente composta por areia, pedras e água, a falta de carisma dos personagens acaba por nos fazer enjoar de todas aquelas feições canastronas protagonistas de quadros completamente beges. Em algum momento do filme, uma enorme sensação de solidão pode invadir o espectador por aquelas pessoas perdidas numa vastidão árida.

Os personagens não fogem da homogeneidade geral. Muitos barbudos vão e vêm e alguns outros permanecem mais tempo focados para que saibamos que são protagonistas. Brad Pitt superou-se numa interpretação bronca de Aquiles, o super homem dos gregos. Atuação que está algo entre o Uga Buga e o Me Tarzan You Jane. Os outros atores estão simplesmente razoáveis.

As cenas de batalha são pouco envolventes e é difícil prestar atenção em algo mais do que os efeitos gráficos. Em dado momento é possível observar algumas pinceladas de vermelho (gráfico) no meio do combate.

Não se incomodem em alugar o filme se tiveram a sorte de não assistí-lo no cinema, melhor esperar que seja exibido na Sessão da Tarde.

2 Comments:

At 1:48 PM, Anonymous Anônimo said...

Ai, ai... fãs.

Acho que, como uma tentativa de passar um ponto de vista diferente, ou seja, uma representação de um fato histórico posteriormente transformado em lenda, eles mandram muito bem.
As atuações não são excelente num geral, mas me agradaram. Até mesmo o Leg... digo, o Alexandre, passou o recado. Òbvio que poderia ser muito melhor. Mas e o Odisseu, não tava excelente? A Andromache? Hector?

Por Artur.

 
At 9:38 AM, Blogger JLepsch said...

Alexandre? Que Alexandre? O nome do cara é Páris.
Eu não me empolguei nem um pouco com o filme, e olha que esse é meu estilo favorito. XP

 

Postar um comentário

<< Home